Estes serviços de brokerage visam sobretudo responder aos seguintes desafios colocados às empresas:
Este serviço propõe-se a responder satisfatoriamente a estas questões, fazendo toda a gestão dos contactos com as instituições que irão desenvolver os trabalhos de I&D&I, até todo o processo estar concluído, isto é, até todos os compromissos estabelecidos entre as partes envolvidas (instituições de I&D, empresa, etc.) estarem cumpridos. Esta gestão inclui todo o processo de acompanhamento dos trabalhos, e sempre que necessário, reportar a sua evolução aos responsáveis da empresa designados, nomeadamente através de relatórios técnicos/científicos de evolução dos trabalhos, etc. Desta forma, os responsáveis da empresa podem concentrar-se nas suas tarefas e responsabilidades quotidianas e, sempre que entenderem, podem observar e monitorizar o andamento dos trabalhos de I&D&I.
Relativamente a empresas de setores como o industrial, uma das tarefas fundamentais no trabalho do broker de inovação tecnológica é a visita ao denominado “chão de fábrica”, nomeadamente em ambiente de produção, desenvolvimento de produto/serviço, armazéns, etc. Embora o ambiente de reunião de gabinete tenha a sua importância, é sobretudo nestes locais onde as ideias e oportunidades de inovação podem surgir e fluir, mas sempre com uma rigorosa observação das necessidades que vão ao encontro dos interesses da empresa.
Este serviço não se circunscreve a temas de inovação que impliquem a existência de um projeto, isto é, a temas de médio ou longo prazo. Por vezes, é mesmo necessário ser célere na resposta a desafios de inovação ou mesmo de engenharia que surgem nas empresas. Para estes casos, pode ser suficiente uma simples prestação de serviço, seja de um grupo de I&D de um laboratório de I&D&I, de um centro tecnológico, de uma empresa de engenharia ou de outra empresa ou entidade.